UBS dos bairros Jardim dos Ipês, Caraíbas e Bandeirantes são entregues totalmente reformadas e modernizadas

Foto: Wigor Vieira

Seguindo as recomendações das autoridades de saúde para evitar aglomeração de pessoas num mesmo ambiente, o prefeito Gustavo Mendanha e o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, inauguraram, nesta quinta-feira, 25, por videoconferência, a reforma das Unidades Básicas dos bairros Jardim Bandeirantes, Residencial Caraíbas e Jardim dos Ipês. O investimento, cerca de R$ 500 mil, foi realizado com recursos do Governo Federal.

“Eu sei a importância deste tipo de obra para a vida das pessoas e se não fosse este problema tão grave que o mundo inteiro e nossa cidade está enfrentando, da pandemia, meu desejo natural seria de estar próximo das pessoas destes três bairros para cumprimentá-las por mais esta conquista. Inclusive várias outras unidades estão sendo reformadas neste processo de modernização da estrutura e dos serviços de Saúde no município” – pontua Gustavo.

A reforma das unidades consiste na troca de todo o piso, instalação de novos pisos cerâmicos; novo telhado (rufos e calhas); pintura e adequação da identidade visual; instalação de revestimento cerâmico em toda área molhada; bate-macas nos corredores; acessibilidade nos banheiros e de todo o prédio (rampas degraus e comunicação tátil, afim de atender a norma técnica – NBR 9050),

Foi feita também a troca e reforma de esquadrias; central de gás GLP, atendendo às normas do Corpo de Bombeiros; troca de luminárias por lâmpadas de Led; construção de estacionamento com vagas internas para servidores e portadores de necessidades especiais; troca de mobiliário e informatização de toda a unidade e calçamento público e banheiro acessível que atenderá ao consultório de enfermagem, de acordo com as normas da ANVISA. Além da instalação de sistema de captação de energia solar (unidades Caraíbas e Bandeirantes).

“As unidades estão entre as mais antigas que foram entregues à população. Com o passar do tempo elas naturalmente acabam necessitando de manutenção. Nossa intenção é reformar todas as unidades de Saúde do município para deixá-las cada vez mais confortáveis aos usuários e também aos trabalhadores que nelas atuam. E estamos reformando sem a necessidade de fechar as unidades, elas seguem atendendo normalmente durante o período de obras. Mas o resultado final está excelente. Com certeza valeu a pena esperar” – pontuou o secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães.

A cerimônia virtual contou ainda com a participação do presidente da Câmara Municipal, Vilmar Mariano, e dos vereadores Gilsão Meu Povo (MDB) e Mazinho do Madre Germana (PP); além das gestoras das unidades beneficiadas com as obras de reforma.

Combate à Covid-19

Durante a solenidade virtual, o prefeito Gustavo Mendanha explanou todas as ações tomadas para conter o avanço do novo coronavírus em Aparecida. “Desde o início da Pandemia no Brasil o secretário Alessandro e sua equipe estão atuando firmes para proteger e cuidar da nossa população. Quero aqui dizer que é preocupante a situação e devemos todos estar em alerta. E aproveito para cumprimentar a todos os trabalhadores da Saúde que atuam diretamente com a população. Vocês têm realizado um papel primordial neste momento”, salientou.

O prefeito pontuou ainda que a média de casos diários só tem aumentado. “Estamos tendo entre 70 e 100 casos por dia. Apenas ontem foram 150 novos casos. Peço ajuda dos vereadores para conscientizar os moradores em seus bairros para a importância de se protegerem e de protegerem suas famílias. E estendo minha solidariedade aos parlamentares Arnaldo Leite (MDB) e Leandro da Pamonharia (PV) e a as 2.020 pessoas contaminadas e com as famílias das 32 pessoas que perderam a vida para esta doença”.

Gustavo Mendanha ainda explanou que o poder público tem aumentado o numero de leitos de UTIs e enfermarias para o tratamento dos pacientes contaminados. “Estamos tomando todas as medidas e fazendo os investimentos necessários. Hoje temos 123 leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19. Recebemos recursos federais por meio de senadores e deputados e queremos comprar mais ventiladores mecânicos para ampliar ainda mais o número de leitos e assim poder tratar a todos os contaminados que apresentarem sintomas graves”.

O prefeito finalizou dizendo que tem cuidado da Saúde não deixando de lado as demais agendas da gestão. “Claro que seguimos nossa agenda de benfeitorias em todas as áreas. Finalizamos obras importantes, como o asfalto até a Campus da UFG. Lançaremos oficialmente em breve, as obras da Praça da Avenida Igualdade e os Eixos Estruturantes Leste-Oeste. Assinei ordem de serviço de pavimentação em quatro bairros e estamos reconstruindo três bueiros celulares. A Prefeitura segue cumprindo seu dever para tornar a vida das pessoas melhor”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui