Saneago reforça produção para garantir abastecimento de água durante Carnaval

Cidades turísticas contam com planejamento de ações específicas para o feriado

Com o Carnaval, que começa oficialmente nesta sábado, dia 22, a Saneago está preparando uma série de ações para garantir o abastecimento de água nas cidades turísticas onde atua. Em Goiás, vários são os municípios que organizam programações especiais para a data e atraem milhares de foliões. Para não sobrecarregar os sistemas com o grande fluxo de visitantes, as estratégias da Companhia vão desde a definição de plantões operacionais até a realização de manutenções preventivas.

Aruanã, por exemplo, é uma das cidades goianas que mais recebem turistas anualmente, sendo conhecida pelas praias de água doce do Rio Araguaia. Como forma de preparação para as festividades, a Saneago instalou motor bomba na captação para aumentar a vazão, estendeu o tempo de funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) e revisou os sistemas de produção e distribuição. Além disso, efetuou a locação de grupo gerador para manter os processos em caso de falta de energia.

Já em Pirenópolis, grande ponto turístico de Goiás, tombado como Patrimônio Histórico e Cultural, a estratégia foi priorizar e manter equipes de plantão operacional em regime de revezamento, tendo sempre profissionais da área de eletromecânica a postos. Com o objetivo de assegurar o fornecimento de água, foi preparado também o acionamento da captação reserva do Rio das Almas (27 l/s) e do Poço Santa Bárbara (10 l/s).

Na cidade de Goiás, antiga capital do Estado cercada de história, a tranquilidade dos foliões estará garantida através do acionamento dos poços Usina de Areia e Papirus, capazes de adicionar ao sistema de água mais sete e três litros por segundo de vazão, respectivamente. Fora isso, a Companhia ainda estendeu no município o período de funcionamento da ETA Pedro Ludovico.

Vale ressaltar que outras cidades, como Formosa, Alto Paraíso e Cavalcante, que também são destaques do turismo goiano, receberam atenção especial da Saneago às vésperas do Carnaval 2020. A fim de suprir o possível acréscimo de demanda durante o feriado, todas elas vão dispor de equipe de plantão e caminhões-pipa para a ocorrência de situações emergenciais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui