Programa recolhe 60 mil toneladas de entulhos em Anápolis

Foto: Renato Lopes
Inline Advertisement

Limpeza em Ação já atendeu 70 bairros e foi responsável pela roçagem de áreas que somadas chegam a 9 milhões de m2

Restando ainda duas edições, nos dias 23 e 30 de dezembro, o Limpeza em Ação fecha 2019 com números que impressionam: aproximadamente 9 milhões de m² de áreas roçadas e 60 mil toneladas de entulhos removidos das ruas e outros espaços públicos. No total, foram 70 bairros atendidos no programa, implantado em janeiro pela Prefeitura, via Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano.

“O Limpeza em Ação se consolidou como uma importante iniciativa da atual gestão, trazendo excelentes resultados e mostrando a todos que o poder público está presente e preocupado em entregar à população o que ela merece, uma cidade cada vez mais limpa e bonita”, avalia Yan de Castro, diretor de Limpeza Urbana. Ele garante que o programa será ainda mais abrangente em 2020, alcançando novas regiões e, eventualmente, reforçando o trabalho em locais nos quais já foi realizado.

O programa é realizado todas as semanas, sempre às segundas-feiras, com a participação de mais de 80 profissionais sob o comando da Secretaria de Meio Ambiente. Eles são divididos em equipes de roçagem manual, capina e raspagem, e varrição. Em média, oito tratores de roçagem mecanizada são mobilizados para cada edição do programa, além de uma máquina para pintura de meio-fio, oito caminhões-caçamba, duas retroescavadeiras, uma pá carregadeira e um bobcat.

Coleta Legal
Na esteira do Limpeza em Ação, surgiu o Coleta Legal, responsável por buscar móveis, sofás e eletrônicos sem uso na casa do cidadão. “Para o anapolino é ótimo ter este serviço a custo zero e para a cidade é ainda melhor, já que evitamos o descarte irregular, preservamos o verde e resguardamos nossos rios e nascentes”, diz o secretário de Meio Ambiente, Jakson Charles, idealizador do programa.

O Coleta Legal funciona de duas maneiras, acompanhando as equipes que trabalham às segundas-feiras no Limpeza em Ação e por agendamento. “A pessoa liga no 156, informa o que quer descartar e o seu endereço. Marcamos dia e horário e nosso caminhão vai ao local para recolher o objeto”, explica Jakson Charles, lembrando que são recolhidos, em média, 20 móveis e eletros por semana. “Esta é a determinação do prefeito Roberto Naves, cuidar bem da cidade e dos anapolinos”, conclui o secretário.

Inline Advertisement

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui