Prefeitura de Aparecida de Goiânia oferece consultas em até 48h para quem está com sintomas leves de gripe

Inline Advertisement

Serviço de Agendamento Municipal de Consultas já prestou mais 400 atendimentos nesse formato. Caso necessário, pacientes são encaminhados para exame de diagnóstico da Covid-19

Em Aparecida de Goiânia qualquer pessoa com cartão SUS do município que tenha sintomas leves de gripe pode receber atendimento em até 48h. Após a consulta médica, o paciente pode ser encaminhado para a realização de exame que faz o diagnóstico do Coronavírus, desde que preencha aos requisitos definidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Para acessar esses serviços, basta ligar no Agendamento Municipal de Consultas de Aparecida, pelo telefone 0800-646-1590, que agora também atende ligações realizadas por celular. Até o momento, mais de 400 pessoas já se beneficiaram do serviço de atendimento em até 48h.

A oferta de consultas em um curto espaço de tempo e a ampliação da testagem para diagnóstico da Covid-19 tem tornado ainda mais eficiente o enfrentamento à pandemia no município. A ideia é garantir a segurança das pessoas que apresentam apenas sintomas leves. “Nos primeiros dias, a maioria absoluta da demanda nas ligações para o 0800-646-1590 era apenas por informações sobre a doença. Nos dias seguintes começou a existir uma procura considerável pelo agendamento de consultas que é um passo importante para assegurar mais segurança e conforto das pessoas, sem sobrecarregar o atendimento nas unidades de urgência” – pontua o secretário Municipal de Saúde, Alessandro Magalhães.

Enfermeira supervisora, Raquel Santos, explica que ao acessar o serviço de agendamento a pessoa recebe um aviso com duas opções. Ao teclar na opção 1 terá a oportunidade de falar diretamente com um médico e esclarecer dúvidas a respeito da doença, mesmo que não apresente nenhum sintoma: “As pessoas que apresentam algum sintoma poderão agendar consultas com prazo de até 48h na unidade de saúde mais próxima de sua casa. Todas as pessoas que apresentam sintomas de gripe acrescidas de dificuldade respiratória são orientadas a procurar diretamente as Unidades de Pronto Atendimento (UPA)” – explica Raquel.

Saúde Mental – O serviço do 0800 da SMS oferece também suporte às pessoas que estejam enfrentando sintomas de depressão devido ao isolamento social. Para isso, ao ligar no serviço e ouvir a mensagem inicial, a pessoa deve teclar na opção 2. Ela será atendida por profissionais da equipe de atendimento psicossocial da Secretaria. Para as pessoas que precisam realizar o agendamento de atendimentos eletivos convencionais, como sempre ocorreu no 0800, basta esperar, sem teclar em nenhuma das duas opções. Elas serão encaminhadas ao atendente que realizará o agendamento de consultas de rotina e de exames dentro da rede municipal de Saúde.

Exames para diagnóstico da Covid-19
Desde o dia 22 de abril, a cidade ampliou a testagem após a contratação pela Prefeitura dos serviços de um laboratório privado. O município saltou de 15 exames por semana, para mais de 300. Os testes são realizados mediante prescrição médica, em pessoas com sintomas gripais acrescidas de desconforto respiratório e em pessoas com sintomas gripais leves que sejam dos seguintes grupos: idosos, trabalhadores de serviços de saúde, trabalhadores de segurança pública, portadores de comorbidades agravantes para o Coronavírus e contatos intradomiciliares de casos confirmados. Além disso, profissionais de saúde que tenham tido contato com casos confirmados, independentemente dos sintomas, também serão testados.

Testes rápidos
Além dos exames para diagnóstico da Covid-19, na última sexta-feira, 8, a Prefeitura de Aparecida iniciou um inquérito populacional para conhecer o número de pessoas que já tiveram a doença e desenvolveram anticorpos, além de definir estratégias adequadas para enfrentar e prevenir a circulação do Sars-CoV-2. Profissionais da pasta sortearam residências por toda a cidade para fazer testes rápidos de identificação do Coronavírus em 1,2 mil moradores que também responderão a um questionário produzido pela Universidade Federal de Goiás. Os resultados da pesquisa devem sair nos próximas dias e novas testagens ocorrerão a cada quinzena.

Inline Advertisement

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui