Educação de Aparecida inicia o segundo semestre com Regime de Aulas Não Presenciais

Foto: Rodrigo Estrela
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Rede Municipal de Ensino retorna pela internet até que o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus de Aparecida autorizem o retorno presencial das atividades com segurança para todos da comunidade escolar

Nesta segunda-feira, 03, começou o segundo semestre para os 48 mil alunos matriculados em escolas municipais, cmeis e entidades conveniadas com Secretaria de Educação, Cultura e Turismo (Semect), em Aparecida de Goiânia. A volta às aulas, porém, acontece seguindo os mesmos critérios estabelecidos pelo Regime Especial de Aulas Não Presenciais (REANP), adotado ainda no começo de abril como uma das medidas para conter os avanços da pandemia pelo coronavírus em Aparecida de Goiânia.

A Educação Municipal obedecerá a Resolução que o Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE-GO) editou no último dia 28, cujo texto determina a continuidade das aulas remotas para instituições de ensino público e privada que, à princípio, deve seguir até o final deste mês. Neste sentido, o titular da pasta, professor Wanderlan Luiz Renovato, em sua mensagem de bom retorno ao semestre, justificou que a preservação da saúde dos alunos e dos servidores da Semect é prioridade e que, por isso, a Secretaria de Educação decidiu acompanhar a Nota Técnica do CEE.

“Apesar de desejarmos muito que nossa rotina escolar seja retomada, entendemos que, neste momento, a decisão mais segura para toda a comunidade escolar é a manutenção das aulas não presenciais, evitando, com isso, a circulação de nossos alunos e diminuindo os riscos de contágio”, ponderou Renovato.

O Regime Especial de Aulas Não Presenciais na Rede Municipal de Ensino de Aparecida foi estabelecido de acordo com a Resolução Normativa nº 004/2020 do Conselho Municipal de Educação, publicada no Diário Oficial Eletrônico do Município em 31 de março do corrente ano. No texto, constam orientações de natureza técnico-pedagógicas para a execução das atividades não presenciais voltadas para a comunidade escolar.

O modalidade foi uma alternativa encontrada para minimizar os prejuízos causados pelo isolamento social e inclui alunos desde a Educação Infantil (compreendendo crianças dos Agrupamentos de I ao V) ao Ensino Fundamental I e II, que são compostos dos estudantes que estão matriculados de 1º ao 9º ano. O texto também instrui sobre como deve ser feito o atendimento aos alunos que são público alvo da Educação Especial.

De acordo com a Coordenadoria de Ensino e Aprendizagem, assim como foi realizado no primeiro semestre, nesta nova etapa os procedimentos serão mantidos como parte da metodologia. Isso significa que os alunos continuarão recebendo o material pedagógico para estudo pela internet e os professores fornecerão orientações por meio de canais de comunicação como, por exemplo, e-mails e grupos de WhatsApp.

Já no caso das famílias que, por alguma razão, não dispuserem de condições de acesso online, os pais irão retirar as atividades diretamente na escola em que a criança estiver matriculada, devendo, para isso, agendar dia e hora, dentro do horário regular de funcionamento das unidades escolares, para a retirada do material.

A novidade para esta nova etapa é que, com vista a dinamizar e nortear a prática docente, a Semect elaborou um rol de atividades que serão disponibilizadas aos professores em espaços virtuais específicos. O material de suporte contempla as disciplinas do currículo e foi construído com base no Documento Curricular para Goiás, que é o DC-GO Ampliado.

“O recurso pedagógico foi produzido para atender demandas que partiram dos próprios professores que, ao avaliarem a execução do REANP no final do primeiro semestre, concluíram ser importante ter um material produzido pela Secretaria de Educação que pudesse contribuir com o desenvolvimento das aulas remotas”, justifica a coordenadora de Ensino e Aprendizagem, Aline Caixeta, acrescentando que, para atender à solicitação desses profissionais, a equipe técnica da Semect produziu atividades em formato específico para ser compartilhado pelos professores diretamente nos grupos de WhatsApp de alunos e pais de alunos.

As aulas começam nesta semana, mas as atividades referentes ao segundo semestre, na prática, foram iniciadas no último dia 31, quando os servidores das unidades educacionais participaram de reuniões virtuais para elaborar o Planejamento Institucional e Educacional. O encontro serviu também para que os grupos gestores pudessem repassar informações para suas respectivas equipes de trabalho e alinhar as ações que serão desenvolvidas a partir de agosto.

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