Aparecida de Goiânia abre mais um drive thru de testagem para a Covid-19

Foto: Claudivino Antunes
Inline Advertisement

O novo ponto de coleta tem capacidade para realizar mais de 150 exames diários mediante agendamento pelo 0800-646-1590. Os resultados são informados em cerca de 48h por telefone. Em média, Aparecida testa mil pessoas por dia

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia ampliou, nesta segunda-feira, 13 de julho, a testagem de Coronavírus pelo método “drive-thru”, em que as pessoas não precisam descer de seus carros e motos para realizar o exame. Um novo posto de coleta foi montado no Centro de Cultura e Lazer José Barroso, na Cidade Administrativa. No local serão realizadas mais de 150 testagens diárias com agendamento prévio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

A iniciativa é parte da estratégia municipal de enfrentamento ao Coronavírus que segue diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) em três eixos: testar, isolar os casos positivos e cuidar dos doentes com eficácia. Serão testadas apenas as pessoas com agendamento prévio pelo 0800-646-1590 que estejam com sintomas de gripe, principalmente as que pertençam a grupos vulneráveis e prioritários. Os exames são do tipo RT-PCR, considerado pelos especialistas como padrão ouro para esse tipo de diagnóstico.

O prefeito Gustavo Mendanha destaca que os dois drive-thrus, tendo o primeiro sido montado na área externa do Centro de Especialidades, “reduzem o fluxo de pessoas nas unidades de urgência, evitando aglomerações, e são rápidos, seguros e organizados. Só será testado quem fizer o agendamento, não adianta ir direto para lá, fazemos assim por critérios científicos e para atender melhor a população. Ao mesmo tempo, combatemos a Covid-19 monitorando os casos positivos mais vulneráveis até com exames laboratoriais e oxímetros e em alguns dias teremos atingido um total de 130 UTI´s exclusivas para tratamento da doença. Estamos aprimorando a proteção às pessoas de maneira ampla e com respaldo científico”.

Desde o último 22 de abril, já foram realizados pela Prefeitura mais de 30 mil desses exames para Covid-19, bem como 1.400 testes rápidos realizados em um inquérito populacional. Além dos dive-thrus, diariamente mais de 120 pessoas são testadas em cada uma das três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade (Buriti Sereno, Brasicon e Flamboyant) mediante pedido médico.

“A cada dia, mais de 900 pessoas são testadas na cidade. Na semana passada batemos mais um recorde, com 1,4 mil amostras coletadas em apenas um dia nas três UPAs e no drive-thru do Jardim Boa Esperança”, comentou o secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães.

Quem pode fazer a testagem

Podem fazer o teste pelo drive-thru pessoas com sintomas gripais condizentes com os da Covid-19 e que sejam moradoras de Aparecida de Goiânia, principalmente as dos grupos de risco, como idosos e com comorbidades agravantes, ou que tenha tido contatos intradomiciliares de casos confirmados. Porém, é obrigatório ligar antecipadamente no número 0800-646-1590 para marcar o dia e o horário da coleta.

Na data agendada, basta passar pela estrutura de tendas e cabines montada no drive-thru determinado. O paciente, sem descer do veículo, apresenta um documento de identidade para a checagem do agendamento e um profissional da SMS faz a triagem, preenche uma ficha de notificação e a assina um termo de consentimento.

Em seguida, são aferidas pressão arterial, temperatura e saturação de oxigênio. Estando tudo de acordo com os protocolos, é feita a coleta do material e o paciente é liberado para ir embora aguardar o resultado que será informado por telefone, via mensagem de whatsapp, pela equipe da Central de Monitoramento por Telemedicina da SMS.

Inline Advertisement

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui