Mais de 30 árvores são plantadas por dia em Goiânia

Com intensificação do trabalho, mais de 600 exemplares foram plantados nos canteiros somente nos últimos cinco dias. Desde o início do ano, a capital já recebeu mais de 10 mil novas mudas

Seguindo o cronograma de inserir nova arborização nos canteiros das vias de grande fluxo na capital, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg), executou o plantio de 600 mudas nos últimos cinco dias. Com isso, chega a mais de dez mil mudas plantadas até hoje, contabilizando mais de 30 árvores por dia.

Os plantios recentes contemplaram as avenidas Nova York, no Jardim Novo Mundo; e Gercina Borges Teixeira e Noel Rosa, no Conjunto Vera Cruz. As árvores substituem jamelões que foram removidos ou são inseridas entre outras que serão substituídas em breve. O objetivo da administração é aproveitar o período chuvoso para intensificar o plantio.

As árvores são produzidas nos viveiros municipais e possuem de um metro e meio a dois metros de altura. O presidente da Comurg, Aristóteles de Paula, explica que são mudas adequadas para o ajardinamento urbano como: resedá, maria pobre, pau ferro, sibipiruna, jacarandá, acácia, alecrim campineiro e ipê.

Balanço
De janeiro a agosto de 2019, a Companhia produziu mais de 17 mil mudas de árvores e já fez o plantio de 9.300. No mesmo período foram registradas três mil ocorrências de queda de árvores doentes. Para Aristóteles, a produção e o plantio são bem maiores que o número de retiradas, isso para manter o equilíbrio entre o paisagismo arbóreo da cidade e o arquitetônico. “A Prefeitura planta bem mais do que retira, isso melhora o visual da cidade e a qualidade do ar de quem mora na capital”, afirma.

A ação cumpre o planejamento estabelecido entre Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e Comurg que prevê a substituição gradativa de todos os jamelões da cidade. A substituição ocorre respeitando a necessidade de fazer o plantio de outras espécies nos locais. Mais de 20 tipos foram pré-selecionados e estão nos viveiros municipais para serem plantados, respeitando as características de cada região.

Além dos endereços citados, a companhia já fez plantio nos canteiros das seguintes avenidas: Avenida Antônio Crispin, na divisa dos setores Grajaú com Santa Fé; Avenida Ipanema, no Jardim Atlântico; Nazareno Roriz, na Vila Aurora; Av. T – 9, Jardim América e Avenidas Antônio Fidelis e Alexandre de Morais, no Parque Amazônia. Além dos canteiros, o plantio também se estende a rotatórias, praças e demais logradouros públicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui