Centro Livre de Artes celebra 45 anos de história em Goiânia

Foto: Judson Castro
Inline Advertisement

Escola de Artes tem cerca de dois mil alunos e oferece diversas oficinas de formação artística

O Centro Livre de Artes (CLA), unidade da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) completa neste sábado, 5 de setembro, 45 anos de história em Goiânia. O CLA foi fundado em 1975 e, desde então, atua no ensino da Arte nas linguagens música, artes visuais, teatro e dança. O centro é uma Escola Livre de Artes responsável por toda formação básica até a qualificação em Artes oferecida pela Prefeitura de Goiânia.

O atendimento ao público abrange iniciantes de todas as idades e artistas já atuantes na área através da oferta de cursos sequenciais e cursos livres e oficinas. Os arte-educadores, que compõem o corpo docente, são em sua maioria especialistas, mestres e doutores, que além de atuar nas atividades de formação, promovem as mais diversas produções artísticas. Atualmente, a unidade conta com cerca de dois mil alunos, em três turnos. Devido à pandemia da Covid-19, as aulas estão sendo ministradas online desde o mês de março.

Tanto para quem trabalha na escola, assim como para os alunos, o sentimento é de carinho e orgulho pelo CLA. Um exemplo é Cacilda Vitória, professora de Artes Visuais há 20 anos no CLA: “Ser professora do CLA é maravilhoso! Faço parte de um time de professores comprometidos, interessados no desenvolvimento dos alunos, alegres e que amam o que fazem. Cada um, a sua maneira, completa o grupo. Para mim é um privilégio poder trabalhar no CLA e ver a transformação das pessoas através da arte, ajudando-as a se conectarem com o seu eu criador. Isso é o que me engrandece”, afirma.

Lizz Miranda, aluna de Ballet Adulto também não mede elogios para falar do CLA e destaca os benefícios das aulas em sua formação artística: “O CLA apareceu na minha vida quando eu estava procurando aprender a dança contemporânea e lá eu vi essa oportunidade de ter o contato com essa dança que me encantou. Depois fiz dança afro também. Depois conheci a professora Letícia e comecei com o Ballet. Para mim foram aulas maravilhosas e contribuíram na minha profissão como cantora. Eu comecei em 2018 e, desde então, estou no CLA e tem sido muito bom. Cada vez me descubro mais. Eu tinha um sonho de dançar desde criança e na minha cidade, no Pará, não tinha uma escola e como uma criança pobre, não tinha condições. Então, no CLA eu me encontrei, tenho contato com a dança e isso contribui com meu canto. O CLA só veio para somar, tem uma importância muito grande na minha história como artista. Quero mergulhar cada vez mais”, relata.

O secretário municipal de Cultura, Kleber Adorno, parabeniza o CLA pelos 45 anos de história. “São anos de muito trabalho e empenho para a formação de várias gerações que já passaram pelo CLA. Ver essa história sendo construída a cada dia com mais dedicação, envolvimento dos profissionais e sucesso dos alunos é uma grande alegria para nós da gestão municipal. Vida longa ao CLA e todo o meu reconhecimento ao trabalho realizado lá!”, comemora.

Inline Advertisement

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui